Fones de Ouvido para Mixar e Masterizar Música
Como mixar e masterizar música utilizando fones de ouvido ao invés de monitores de audio?
Sim, isso é possível mas exige alguns cuidados que eu vou te explico neste post!
POR QUE NÃO USAR MONITORES DE AUDIO?
Eu já fui um aficcionado por Monitores de Audio, inclusive tive por muito tempo um JBL LSR-305 que é um ótimo monitor de audio, mas eu sempre precisei me confrontar com um enorme problema ao utiliza-lo: a acústica do meu ambiente.
Porque eu utilizava ele na minha casa. E os lugares onde morei foram sempre lugares pequenos que refletiam muito as ondas sonoras a ponto de modificar o audio real.
E isso sempre acontece em locais onde não há tratamento acústico!
Eu sempre tentei minimizar esses problemas acústicos utilizando cortinas acústicas feitas de lã de rocha, espumas de densidade alta, suporte pra absorver a vibração das caixas, enfim, várias coisas que até ajudavam a melhorar, mas não eliminavam totalmente o problema.
Porque só o fato de eu abaixar a cadeira ou levantar ou ficar de pé, já fazia com que eu percebesse diferenças no audio. Então era impossível confiar no meu sistema de monitoração do som.
E se você precisa mixar ou masterizar algum conteúdo em audio, você sabe que os mínimos detalhes são muito importantes.
Se o seu ambiente acústico altera demais a resposta das suas caixas de som ou monitores de audio você nunca vai conseguir entregar um trabalho de excelente qualidade!
CAPRICHE NA ACÚSTICA ANTES DE COMPRAR UM MONITOR DE AUDIO
Tá, mas digamos que você quer mesmo insistir em ter monitores de audio tal como o JBL LSR-305, o Yamaha NS-10 ou qualquer um da KRK.
Nesse caso não tem jeito, você vai precisar investir dinheiro e tempo para melhorar um pouco ao menos a acústica do seu ambiente!
E isso implica na contratação de um especialista em acústica pra fazer o projeto ou estudar muito muito mesmo se quiser fazer tudo por conta. Em ambos os casos, o custo (de tempo ou dinheiro) é bastante elevado.
REFLEXÕES DAS ONDAS SONORAS NAS PAREDES E NO TETO SÃO O PROBLEMA
Só pra te explicar fisicamente o que acontece na prática, quando seu monitor de audio está gerando as ondas sonoras entre 20Hz e 20kHz, essas ondas ao colidirem com qualquer obstáculo voltam com a fase invertida e causam a amplificação de certas frequências e/ou cancelamento de frequências.
E essa perturbação nas frequências depende do tamanho do seu ambiente, da potência sonora do seu monitor de audio, da distância dos monitores até as paredes, teto e chão e depende ainda da posição no espaço onde a sua cabeça está localizada.
É algo bastante complicado de mensurar, mas existem alguns softwares que conseguem minimizar um pouco esse problema, fazendo a medição de todas (ou quase todas) as frequências e posteriormente aplicando uma equalização contínua e específica para o seu ambiente. E ele faz isso aplicando um ganho para certas frequências e diminuindo outras.
MINIMIZANDO O PROBLEMA COM O SOFTWARE ARC SYSTEM 3 DA IK MULTIMEDIA
É possível minimizar esse problema com a calibração dos seus monitores de audio com o uso do software ARC System 3 da IK Multimedia.
ARC System 3 da IK Multimedia
Ele é composto por um software, uma espécie de plugin, que atua sobre todo audio direcionado a suas caixas de som ou monitores de audio.
Ele acompanha um microfone específico e calibrado para fazer as medições todas da melhor forma possível.
Aqui tem o link direto pra loja alemã Thomann.de que envia com frete rápido para o Brasil: Sistema de Correção IK Multimedia ARC 3
VOCÊ PRECISA DE MONITORES DE AUDIO YAMAHA NS-10?
Se você não tem um ambiente minimamente controlado acusticamente e insiste em usar as suas Yamaha NS-10 de qualquer maneira, você está com uma referência sonora completamente distorcida.
É sempre bom enfatizar que as Yamaha NS-10 por melhor que sejam não compensam os problemas acústicos do seu ambiente!
Monitores de Audio Yamaha NS-10
É muito frequente ouvir de influentes produtores musicais que “as Yamaha NS-10 são os melhores Monitores de Audio que você pode ter”.
Mas por que eles dizem isso? Porque eles passaram anos e anos tendo como referência de som “flat” (equilibrado), apenas um velho par de Monitores Yamaha NS-10 na monitoração do audio de suas gravações, mixagens e masterizações.
Aí quando essas pessoas ouvem o mesmo conteúdo em outros monitores de audio, elas perdem completamente a referência do som “equilibrado” e já não sabe dizer quando tem excesso de grave ou excesso de agudo. Ou quando uma frequência parece estar se destacando mais que outras, enfim, é uma questão de referência auditiva apenas.
E se você tem uma fonte sonora que consegue emitir de forma “linear” (nunca é, mas a gente finge que é), ou seja, frequências entre 20Hz e 20kHz, é o que basta!
Não estou querendo dizer que as Yamaha NS-10 não são bons Monitores, não é isso. Só estou dizendo que atualmente existem soluções melhores e com um preço muito menor do que velhas caixas NS-10 superestimadas por produtores musicais.
MONITORES ILOUD MICRO DA IK MULTIMEDIA
Um exemplo disso são os Monitores iLoud Micro da IK Multimedia.
Esses monitores são do tipo Nearfield, ou seja, servem pra você colocar o mais próximo possível dos seus ouvidos, possibilitando assim ouvir o som com um volume “baixo” (fraco).
Exemplo de uso dos Monitores de Audio iLoud Micro da IK Multimedia
E quando utilizados dessanmaneira podem até mesmo funcionar bem em ambientes sem qualquer tratamento acústico.
Isso porque quanto maior, mais forte, for o volume do som que sai dos monitores de audio, mais perceptível fica a distorção acústica causada pelo ambiente.
Aqui o link para esses monitores na loja Thomman.de: Par de Monitores de Audio IK Multimedia iLoud Micro
FONES DE OUVIDO NÃO GERAM SOM ESTÉREO DE VERDADE?
Existe uma grande diferença para a nossa percepção auditiva quando utilizamos fones de ouvido ao invés de caixas de som ou monitores de audio ao escutar música ou qualquer conteúdo em audio.
Na prática um fone de ouvido acaba emitindo um som “dual mono” e não um som “estéreo completo”.
Porque assim, um som estéreo vindo de caixas de som ou monitores de audio, criam uma mistura dos canais direito e esquerdo no ambiente.
Sendo que seu ouvido direito ouve: o som direto da caixa de som direita + um pouco do som da caixa de som esquerda + reflexão das ondas sonoras de ambas as caixas. E da mesma forma para o ouvido esquerdo e a caixa de som esquerda.
E com fones de ouvido, o seu ouvido esquerdo só vai ouvir o som que sai do fone esquerdo e o o ouvido direito só ouve o som do fone direito.
Ao utilizar fones, a mistura dos sons da direita e da esquerda fica por conta do teu cérebro fazer.
E esse som que você percebe é menos interessante de ouvir e diferente, do mesmo som com os canais R e L se misturando no ambiente.
Mas, isso já não é um problema, porque existem soluções tanto utilizando Hardware como utilizando software para se obter com os Fones de Ouvido um som “estero real” como se estivesse saindo de caixas de som num ambiente!
HARDWARE: INTERFACE DE AUDIO SPL MARC ONE
Começando com a solução de Hardware existente, esta interface de audio chamada Marc ONE da marca alemã SPL, faz essa mistura dos canais R e L com componentes analógicos e ainda te dá a possibilidade de controlar a intensidade dessa mistura entre o canal esquerdo e o canal direito do som.
Interface de Audio USB Marc One da marca SPL
Além disso ela conta com um conversor AD e um conversor DA de 32 bits que chega a taxas de 768kHz de amostragem.
E ainda serve como controlador de monitores de audio, porque você consegue ligar até dois pares de monitores de audio ou caixas de som nela e através de uma chave seletora você seleciona um deles ou nenhum.
Segue o link direto para ela: Interface de Audio SPL Marc ONE
PLUGIN WAVES CLA NX
Mas a solução que eu mais recomendo é utilizar um Plugin da Waves chamado CLA Nx.
Plugin Waves CLA Nx
Porque esse plugin além de fazer essa mistura entre os canais R e L também corrige a saída do som para alguns modelos de fone de ouvido, além de replicar o ambiente acústico do estúdio do Chris Lord-Alge, que é um renomado engenheiro de mixagem americano que já mixou muita banda conhecida, dentre elas o Greenday.
E quando eu digo que o software replica o ambiente acústico dele, eu não me refiro apenas ao reverb do estúdio dele com tratamento acústico de primeira, mas também replica a forma com que os monitores de audio dele soam naquele ambiente.
Inclusive uma das opções de monitores de audio que você pode escolher é um par de monitores CLA-10 com subwoofer, que são baseados nas Yamaha NS-10.
Existe também a opção de você acoplar um tracker bluetooth ao seu fone de ouvido para que o software também consiga replicar com precisão o som que chega ao seu ouvido quando você movimenta a cabeça pelo espaço.
Isso é interessante para ter uma imersão mais completa, mas eu não acho essencial essa funcionalidade que você pode desligar sem problema algum.
Deixo aqui o link para este plugin com o Tracker Bluetooth: Plugin Waves CLA Nx c/ Tracker Bluetooth
E também a opção sem o Tracker, ambos na Thomann.de: Plugin Waves CLA Nx (apenas software)
QUAL O MELHOR FONE DE OUVIDO PARA MIXAR?
Tá legal, já resolvemos o problema de fazer os fones de ouvido soarem tal como monitores de audio soam dentro de um estúdio profissional com tratamento acústico.
E gastando muito pouco com isso, diga-se de passagem. Porque imagine você pagar por um projeto acústico, sairia no mínimo umas cinquenta vezes mais caro do que o valor desse plugin!
Apesar de você poder utilizar qualquer Fone de Ouvido com esse plugin, eu não recomendo qualquer um.
Porque ele já vem com correção de equalização para estes poucos modelos de fones de ouvido:
- Audeze EL-8 (Closed-Back)
- Audeze iSINE 20
- Audeze SINE
- Audio-Technica ATH-M50x
- AKG K-702
- Beyerdynamic DT-880 (250 ohm)
- Beyerdynamic DT-990 (250 ohm)
- Sennheiser HD-280 Pro
- Sennheiser HD-600
- Sennheiser HD-800
- Shure SRH-440
- Sony MDR-7506
E esses fones de ouvidos, são os fones mais utilizados pelos engenheiros de mixagem e masterização, então você não vai querer utilizar algo muito diferente disso.
E sendo mais específico eu diria para você escolher algum da marca Sennheiser ou algum da marca Beyerdynamic, pois são as duas melhores marcas de fone de ouvido.
Por exemplo o HD 600 da Sennheiser: Fones de Ouvido Sennheiser HD600
Ou o Beyerdynamic DT-880 Pro: Fones Beyerdynamic DT-880 Pro
O CHIP DAC TAMBÉM FAZ DIFERENÇA!
E tem mais uma coisa importante a respeito de fones de ouvido.
Eu já fiz outro post aqui falando sobre DACs, os chips que convertem o audio digital em analógico.
E, chips DAC com qualidade fazem toda a diferença na hora de monitorar o som com precisão.
E não só isso, a combinação DAC + Fone de Ouvido também importa!
Eu utilizo dois fones de ouvido diferentes, sendo um o Sennheiser HD280 Pro, que é um dos que aparecem listados no plugin da Waves e o outro que eu utilizo é um do tipo inEAR também da marca Sennheiser, o IE-40, mas esse não aparece listado naquela lista.
QUAL FONE DE OUVIDO É MELHOR PARA O DAC ES9280?
Chip DAC Sabre Pro ES9280 da ESS Tech
Se você vai usar um fone tipo Headphone como o HD280 Pro, o HD600, o Beyerdynamic DT-880 e semelhantes, o DAC que tem a melhor resposta para ele é o chip ES9280 da ESS Tech.
Esse chip está nas interfaces de audio top de linha mais recentes, mas você pode adquirir ele baratinho no Aliexpress em forma de adaptador de audio USB.
Esse chip é o melhor para fone de ouvido desse tipo porque ele suporta até dois volts no sinal de saída, sendo isso o dobro do valor de um chip DAC normal.
E com isso você consegue perceber ainda mais detalhes com seu Headphone!
Eis aqui um link direto para uma ótima opção de Adaptador USB com o chip DAC ES9280 no Aliexpress: Adaptador de Audio USB com DAC ES9280 Pro
QUAL FONE DE OUVIDO COMBINA COM O DAC CS43131?
Chip DAC CS43131 da Cirrus Logic
Mas o ES9280 não combina bem com fones menos potentes como os inEar tipo o IE-40.
Ele entrega muita potência para esse tipo de fone e eles acabam por distorcer o sinal.
Por isso, o melhor chip DAC para esse tipo de fone inEAR é o CS43131 da Cirrus Logic que você também consegue adquirir baratinho no Aliexpress em forma de adaptador USB.
Esse chip entrega uma potência menor e ao combinar com o fone IE-40 da Sennheiser parece que foram feitos um para o outro.
A Sennheiser também oferece outros modelos de fone inEar com som até superior ao IE-40, como o IE-100, IE400 e o IE-500. E todos esses combinam bem com o chip DAC CS43131.
Adaptador de audio USB com chip DAC CS43131 no Aliexpress: Adaptador de Audio USB com DAC CS43131
Fone de Ouvido Sennheiser IE-400 na Thomman.de: Fones InEar Sennheiser IE-400 Pro Clear
A MELHOR COMBINAÇÃO PRA NÃO ERRAR
A melhor solução para você monitorar com excelente qualidade o seu audio ao utilizar fones de ouvido é:
- Usar um fone Sennheiser HD600, devido a qualidade sonora e ao conforto;
- Usar como saída de audioum chip DAC ES9280 na forma de adaptador de audio USB;
- E utilizar o plugin da Waves CLA Nx que cria a imagem estéreo real e que também adiciona a acústica real de um estúdio, além de equalizar automaticamente as frequências do seu fone de ouvido.
Ruído Analógico no Audio
Interface Universal Audio Volt