Ruído Analógico no Audio

Este post é específico sobre Ruído Analógico.

Existem outros dois tipos de ruído que podem ocorrer em suas gravações: o ruído mecânico ou ruído acústico, que são ruídos gerados por fontes sonoras próximas ao microfone ou ao sensor que está captando o som.

E há também o ruído digital ou ruído computacional, que é gerado nas conversões e nas transformações ou efeitos aplicados ao audio quando ele já está no formato digital.

Esses outros dois tipos de ruídos eu vou abordar em postagens futuras.

Perceba que o ruído acústico acontece apenas antes da captação e o ruído digital surge apenas a partir da conversão de analógico para digital.

Há grandes chances das irregularidades no seu audio, o ruído analógico, surgirem por conta de UM destes CINCO problemas que eu vou comentar a respeito. E também vou dar algumas possíveis soluções.

RUÍDO ANALÓGICO CONDUZIDO

O primeiro dos problemas é quando o ruído analógico surge de forma conduzida, ou seja, em algum lugar do circuito surgiu uma variação incomum de corrente ou de tensão que acabou chegando onde não devia.

Geralmente é a fonte de alimentação do circuito quem espalha esse ruído, porque ela está conectada a quase todos os componentes, mas também pode ser culpa de uma blindagem mal feita no produto.

E em ambos os casos a origem do problema pode estar no aterramento do circuito.

E aqui acho que cabe um esclarecimento sobre o termo “Terra” num circuito.

O “Terra” nada mais é do que a principal refência de tensão, também denominada como sendo o zero volts do circuito

Em termos de física, o Terra é o ponto do circuito onde há a maior concentração de elétrons.

E note que os fios da tomada, e os equipamentos todos da sua casa também formam um circuito.

Nesse circuito existe também um Terra, mas esse Terra da tomada é feito para uma rede de corrente alternada, AC, e não corrente contínua, DC, que é o caso de quase todos os circuitos de alimentação nos equipamentos de audio.

O pino terra da tomada está literalmente conectado à terra, numa estaca de cobre fincada a 3m abaixo do solo, bem aí na sua casa. Ou seja, o planeta Terra é a refência 0V para a sua rede de corrente alternada.

E o terra DC, do circuito eletrônico, não está conectado ao planeta terra! E não se pode conectar diretamente o Terra AC com o Terra DC, existem circuitos próprios pra isso, que evitam fuga de elétrons.

Então quando você encosta a mão num conector metálico conectado ao microfone, o que de fato acontece é que você está criando um curto-circuito entre o Terra DC e o Terra AC, porque o seu corpo conduz elétrons e não importa quão grossa é a sola do seu sapato, sempre haverá uma condução de elétrons entre você e o Terra AC da tomada, porque a sua casa está fincada no mesmo solo!

Agora você sabe que você é o culpado por conduzir o ruído quando encosta a mão em eletrônicos que possuem superfícies metálicas diretamente conectadas ao Terra DC do circuito.

E não só você pode ser o culpado, mas tudo que está conectado com fios nesse seu sistema de audio, por exemplo, o seu computador pode estar conectado apenas por um cabo USB a esse seu sistema, mas ele pode ser o vilão por conta de ter um problema na fonte de alimentação dele ou outro dispositivo ao qual ele está conectado.

Por isso, uma forma prática para resolver problemas de ruído analógico de forma conduzida, o ideal é que você troque alguns elementos pra perceber se o ruído some e com isso você descobre quem é o vilão de fato.

E se você não conseguir descobrir desse jeito, pode ser que o vilão seja a fiação elétrica da sua casa e aí você vai precisar de um especialista no assunto pra resolver o problema.

Tem outro tipo de ruído analógico que é quase tão comum quanto esse, que é o…

RUÍDO ANALÓGICO ELETROMAGNÉTICO

O Ruído Analógico surge de forma conduzida Eletro-Magneticamente, ou seja, sem ser transmitido por algo diretamente conectado através de ondas de rádio principalmente.

E esse problema tem solução mesmo que você more ao lado de uma estação de rádio AM. As ondas AM são mais problemáticas que as FM quando se está muito próximo à estação.

Mas só pra explicar um pouco melhor esse fenômeno, o que acontece é que qualquer fios conectado diretamente às caixas de som ou aos fones de ouvido se tornam antenas para esses sinas de rádio.

E que não necessariamente precisam ser sinais analógicos de rádio, os sinais de ondas de rádio digitais também criam ruídos, mas eles são mais difíceis de serem percebidos aos nossos ouvidos.

Essas ondas de rádio ao colidirem com os fios da sua caixa de som ou do seu fone de ouvido acabam por ficar com um valor de tensão apenas um pouco abaixo daquele sinal de audio que o seu dispositivo está gerando.

Aí pra resolver isso você tem duas opções:

– ou substituir os cabos por cabos blindados conectando uma das pontas ao Ground, o Terra DC do circuito;

– ou a opção mais fácil, que é adicionar ferrites numa ou em ambas as extremidades dos cabos.

As melhores ferrites são as circulares onde você precisa passar o fio por dentro dela e dando apenas poucas voltas já é o suficiente para a ferrite absorver o sinal das ondas de rádio.

Caso você utilize aquelas ferrites que se abrem, feitas para cabos, você talvez precise dar mais voltas com o fio porque elas tem menor capacidade de absorção de energia.

Deixei links do Aliexpress para algumas dessas ferrites ao fim deste post.

RUÍDO ANALÓGICO POR DESGASTE

A Terceira forma do ruído estar sendo gerado no seu circuito é devido ao desgate de componentes ou conectores.

Isso acontece principalmente em equipamentos com mais de 10 anos ou em conectores que estão o tempo todo sendo conectados e desconectados fisicamente.

E esse tipo de ruído não é um ruído contante como os dois primeiros que eu citei. Aqui ele aparece quando você mexe alguma coisa.

Por exemplo, você aumenta o volume e durante o aumetar de volume você ouve uma coisa tipo um TRCHTRTSHCH como se estivesse arranhando uma superfície.

Ou quando você vai movimentar o microfone de lugar e você escuta uns pipocos tipo TUDU TCHU TCHDU.

O ruído de arranhado é mais fácil resolver, porque ela é causada por uma umidade que entrou dentro dos trimpots, potênciometros, os resistores variáveis que são feitos de carbono e metal, e essa umidade está impedindo o contato mecânico de acontecer perfeitamente.

Aí pra você eliminar a umidade de dentro desse componente basta você ficar girando com calma para um lado e para o outro por 10 minutos que essa umidade vai sair de dentro dele.

E essa é uma ação de manutenção que precisa ser feita uma vez por ano ao menos em equipamentos que utilizem esse potenciômetros. Geralmente em equipamentos mais antigos, porque hoje em dia os equipamentos utilizam encoders que não geram esse problema.

E pra resolver o problema do ruído que fica PIPOCANDO, é necessário refazer as soldas nos conectores ou então substituir mesmo os conectores que podem já estar desgastados ou mesmo quebrados.

RUÍDO POR ACOPLAMENTO MAGNÉTICO

Hoje em dia poucos são os eletrônicos que utilizam uma tensão alta de funcionamento, mas até pouco tempo atrás existiam aí monitores e TVs de tubo que tinham dentro delas um transformador que gerava tensões na casa dos mil volts.

Aí você passava um cabo de audio por debaixo do monitor e você já ouvia um ruído constante tipo um VRUUUUU.

E pra resolver era fácil, bastava você afastar o cabo de audio do monitor de tubo e estava resolvido.

Lâmpadas fluorecentes também possuem uma tensão interna muito alta e também geram esse tipo de ruído. Então se você tem alguma luminária com esse tipo de lâmpada troque por uma lâmpada a LED.

E também se você utiliza transformadores de 110V para 220V ou o contrário, também afaste todos os seus cabos de audio desse transformador.

RUÍDO POR DISTORÇÃO

Esse ruído tem a ver com o circuito, geralmente um circuito mal elaborado.

Onde, por exemplo, um amplificador que deveria conseguir amplificar de maneira igual todas as frequências, tanto no ganho mínimo quanto no ganho máximo, acaba não sendo capaz no ganho máximo de dar às frequências maiores a mesma amplificação dada às frequencias menores, gerando um sinal diferente do sinal de entrada, ou seja, um sinal distorcido devido a uma característica do circuito.

E pra resolver esse problema de distorção é simples, basta você evitar os limites máximos do seu equipamento.

Assim você garante que não haverá distorção causada pelo circuito. Ou se você precisa mesmo que o sinal alcance mesmo os valores máximos do seu equipamento, o melhor a se fazer é comprar um equipamento melhor que não cause esse tipo de distorção nos níveis que você precisa alcançar.

CONCLUSÃO

Então com base nesses cinco tipos de ruídos analógicos aqui mencionados, você é capaz de detectar e até resolver um problema de ruído que possa estar te atrapalhando em suas gravações.

Mas pode ser que seu ruído tenha origem não na eletrônica analógica, mas pode ser que seu ruído tenha origem no domínio digital ou mesmo no domínio da acústica.

E esses ruídos eu vou explorar em outras postagens.

Seguem links de produtos que podem ser úteis para você eliminar seus ruídos:

   Isolador de Ruído com Entrada e Saída P2 3.5mm

   Kit com Ferrites para Cabo

   Cabo de Audio RCA Blindado e com Ferrites

   Isolador e Purificador de Sinal USB

   Cabo de Audio P2 3.5mm para RCA Blindado

top