O que é Audio DAC?

Talvez você já saiba o que é um Audio DAC.

Mas caso não saiba, preciso te dizer que ele é o item principal para você melhorar o som dos audios que você escuta!

Simplesmente trocar o seu DAC, o circuito integrado que converte o Audio Digital em Audio Analógico, vai te trazer uma nova experiência musical!

DAC: Abreviação para Digital-to-Analog Converter, ou Conversor de Digital para Analógico.

Quase sempre são pequenos circuitos integrados que recebem a informação digital de um processador e a transformam em uma forma de onda elétrica.

Essa forma de onda elétrica será por consequência análoga ao movimento do transdutor que de fato transforma eletricidade em ondas mecânicas que se deslocam no ar, em som!

A pressão que o transdutor exerce sobre o ar é análoga à tensão e/ou corrente aplicada sobre ele.

Obviamente que esses chips DAC não servem somente para Audio, são utilizados para n-aplicações.

Mas os chips DAC destinados ao Audio contém a maioria das características comuns como a seleção da taxa de amostragem de 44,1 kHz ou 48kHz.

E alguns chips ainda possuem a capacidade de quadruplicar ou até multiplicar por 8 essa velocidade.

Lembra que o ouvido humano consegue ouvir sons de frequências entre 20Hz e 20kHz, né?

Segundo a fórumla de Nyquist, a frequência de amostragem mínima deve ser ao menos o dobro da frequência máxima que queremos converter.

Com isso temos para a faixa de frequencia do audio o valor mínimo de 40kHz.

Ou seja, tanto 44,1kHz quanto 48kHz vai captar todas as frequências que conseguimos ouvir.

E até frequências que sequer conseguimos ouvir, visto que quando adultos perdemos aos poucos a capacidade de ouvir frequências próximas à 20kHz.

Contudo, gravar com frequências de amostragem muito alta gera muito ruído digital e vai ser pior e não melhor pro seu audio.

Por enquanto, a dica que eu dou é: grave em 48 kHz (porque é o padrão de audio para Video) com resolução de 24 bits caso exista no seu equipamento. Mas 16 bits já é resolução suficiente para um audio muito bom.

E quanto ao chip DAC? Como saber qual é aquele que está em seu equipamento? E qual é o melhor?

Se você utiliza o som que sai direto do seu PC, de sua placa-mãe, através do conector jack de 3.5mm, muito possivelmente seja um chip da Realtek que está ali montado.

Esses chips da Realtek são feitos para serem muito baratos e por isso entregam um som de qualidade muito ruim.

Chip DAC Realtek numa Placa-mãe de Computador.

Em contrapartida, a Cirrus Logic, desenvolve chips DAC que são de extrema qualidade. Inclusive, por conta disso, é a marca de chips DAC que está em quase todos os equipamentos da Apple desde o tempo do iPod.

Mas por ser utilizado em equipmantos com bateria, a Apple exige que haja um esforço para os chips todos consumam o mínimo de energia possível.

E sendo assim, esses chips da Cirrus utilizados em Macs, iPads, iPhones; não conseguem alcançar um grau de excelência tal qual outros fabricantes conseguem.

Placa de um Apple Macbook Air com chip DAC da Cirrus Logic.

Sendo assim, são duas as marcas que mais se destacam nesse ramo de chips DAC: a japonesa AKM e a Norte-Americana ESS Technology.

Mas em 2020 a AKM sofreu um grande revés por conta de incêndio que destruiu uma de suas fábricas no Japão.

Isso inviabilizou (e ainda inviabiliza até que ela volte à normalidade) a AKM de conseguir suprir chips DAC para seus clientes (que não eram poucos).

Fábrica da AKM no Japão destruída por um incêndio em 2020.

Por conta desse revés da AKM, todos os fabricantes de equipmantos de audio de ponta correram para negociar chips DAC com a ESS Technology para não ficarem sem produzir seus produtos de audio.

Inclusive, a RME, empresa alemã que eu considero ser atualmente a melhor fabricante de interfaces de Audio, foi uma dessas empresas e soltou um comunicado onde ela dizia que se viu obrigada a buscar por outro fornecedor de chips de Audio e que alguns produtos dela já estavam sendo produzidos com o chip da ESS Technology.

A RME informou que a Fireface UCX II já estava sendo produzida com um chip DAC da ESS Technology.

Tá, mas na prática, o que acontece com o audio num conversor DA da ESS Technology que não acontece no DAC aqui da minha Placa-mãe?

São duas coisas bem perceptíveis que ocorrem:

A primeira delas é com relação aos transientes. Os transientes são sons que duram muito pouco tempo e se iniciam e terminam de forma abrupta, como por exemplo uma batida seca na caixa da bateria.

Quando um DAC não consegue fornecer energia rápida o suficiente para o transdutor, o som do transiente “murcha”.

Num DAC da Realtek esse tipo de som soa muito “murcho”. O impacto não soa impactante.

Como se o som estivesse demasiadamente filtrado ou comprimido.

E ao utilizar um DAC da ESS, quando você escuta essa mesma batida da baqueta na caixa da bateria, você vai perceber claramente os tempos em que o sinal subiu, atingiu o pico e desceu.

E a segunda diferença bastante perceptível que você nota é quando você utiliza Fones de Ouvido grandes, de arco, conectados a esse DAC.

Porque nesses Headphones o que temos são transdutores de som com um tamanho considerável que necessitam de bastante energia instantaneamente tanto para se movimentar quanto também para frear o movimento. E é esse movimento do ar próximo ao seu ouvido que gera o som de fato.

Então quando o DAC da Realtek está por controlar o headphone, o movimento do ar que gera o som é fraco e pouco controlado, porque ele não consegue entregar muita energia instantaneamente.

Já o chip da ESS consegue! E pra isso ele gera o dobro da Tensão, o que vai implicar numa Potência sonora quadruplicada se levarmos em conta aquela fórmula da potência que diz que a Potência é igual a Tensão ao quadrado dividido pela resistência.

Caso tenha interesse em adquirir um conversor USB ou mesmo uma Interface de Audio Profissional com chips da ESS Technology, estou deixando a seguir links para lojas com esses produtos:

Adaptador USB DAC com chip ESS

Interface de Audio Profissional RME Fireface UCX II

CALCULADORA DE IMPOSTOS (para itens da Thomann selecione Courier como Tipo de Envio)

top