Engenharia de Texto para Criar Roteiros

Como criar texto sem depender que as respostas surjam em sua mente “do nada”?

É sobre isso: sobre elaborar um texto que não está pronto em algum lugar algum (nem mesmo em teu inconsciente) e que precisa ser terminado o quanto antes para que a criação que depende desse texto seja de fato iniciada!

Eu já estive nessa “espera” por muitas vezes.

E com o tempo fui desenvolvendo métodos lógicos, herdados dos livros de Engenharia, para guiar-me por um caminho que sempre me orienta numa direção.

E bem por isso preferi chamar de Engenharia de Texto, ao invés de Criação de Texto ou mesmo Escrita de Roteiros. Pois o termo “criação” muitas vezes nos faz acreditar que precisamos “criar” tal como os artistas que admiramos.

Mas não, a ideia é bem mais simples e estruturada.

A primeira coisa que devemos ter em mente é que a ideia que deu início ou que motivou a escrita, não veio “do nada”, por mais que pareça ter vindo.

Você está sempre a nutrir-se de conteúdo. E seja lá qual for a quantidade de conteúdo que você consome, em algum momento, mesmo que incoscientemente você vai encontrar correlações e vai fazer a síntese dessas informações que dará origem àquela ideia que motivou a escrita.

Dificilmente você vai conseguir sintetizar várias ideias que tenham relação entre si, e ao mesmo tempo, para escrever um texto todo apenas com esses insights que parecem ter surgido como num passe de mágica.

Talvez você tenha apenas iniciado a escrita sem saber para onde ir com essa ideia.

Com certeza você sabe a NECESSIDADE do texto, pois ele possivelmente será utilizado para conceber um vídeo, uma peça de teatro, um audio-drama, uma Hisória em Quadrinhos ou mesmo um Livro.

Escrever um texto para gerar outra mídia que depende de inúmeras outras coisas (design, atores, música, etc) pode nos fazer um pouco de confusão ou pode nos ajudar, porque se sabemos por exemplo quem são os atores/apresentadores que irão utilizar esse texto, podemos estar limitando a nossa escrita sem que essa esteja alinha com a REAL NECESSIDADE de fato.

Sendo assim, faça a seguinte pergunta para si mesmo: “Qual é o PROPÓSITO FINAL desse texto?”

Se for um roteiro para um vídeo, o vídeo em questão não é o propósito final. O vídeo é o que NECESSITA do texto. O propósito final pode ser “comunicar o lançamento de um produto ou serviço”, “dar uma informação importante e vital (para elas)”, “fazer com que as pessoas dêem muita risada”, etc.

Se for um texto longo, como um longa-metragem ou um texto para teatro ou mesmo um roteiro para quadrinhos, pense no propósito final de cada cena: “as pessoas precisam desconfiar dessa personagem aqui”, “a partir daqui o sentimento de que não há mais como as coisas acabarem bem para esses personagens deve ser sempre presente”, etc.

Isso faz com que nossos pensamentos estejam sempre orientados na direção certa da escrita, mas é preciso obedecer algumas “leis”… ou “metas”… ou como dizemos na Engenharia:

no fim tudo deve estar de acordo com os REQUISITOS!

Nem sempre temos alguém para dizer quais são essas metas ou esses requisitos que devemos sempre ter em mente enquanto escrevemos o texto, portanto vou ser o mais genérico possível e definir alguns REQUISITOS MÍNIMOS para que possam servir de base para qualquer escrita:

  • Escreva de forma a ser compreendido pela maioria do público que irá consumir o “produto final” (vídeo, peça, HQ, etc) levando em consideração eventuais diferenças culturais e/ou sócio-econômicas entre você e esse público.
  • Verifique se a ideia que deu origem a esse texto está facilmente compreendida ou se é necessário explicar os assuntos que deram origem a essa ideia também.
  • Leve em consideração a relação de tempo entre páginas por minuto. Ao utilizar a formatação padrão de roteiro em média temos: em Vídeo 1 página lida por cada 1 minuto de cena. No teatro 1 página equivale a 2 minutos de cena.

E lembre-se, no fim de cada cena e/ou no fim do texto, as pessoas que consumirem o “produto final” desse texto precisam ser NUTRIDAS com o PROPÓSITO FINAL obedecendo sempre os REQUISITOS MÍNIMOS (ou todos os REQUISITOS caso alguém ou você mesmo tenha estipulado).

DICAS:

  • Tenha sempre uma garrafa com água à mão para hidratar-se, pois perdemos a noção do tempo quando estamos escrevendo.
  • E pelo mesmo motivo, ajuste um alarme para tocar a cada 2 horas para fazer pausas para comer e relaxar um pouco.

Curtiu? 🤓

Visited 1 times, 1 visit(s) today
top