Como Remover “Eco” no Audio de uma Gravação?
![Como tirar eco](https://emenery.com/wp-content/uploads/2021/10/Como_Remover_Reverb_site-945x580.jpg)
Provavelmente você chegou aqui neste post porque tens um audio que seria perfeito, não fosse aquela bendita reverberação do ambiente que o microfone captou!
Algumas pessoas chamam isso erroneamente de “eco” na gravação, mas o termo correto é reverberação.
E como fazer pra remover a reverberação que ficou ali misturada no audio? É isso que vou tentar te explicar aqui.
Mas antes, precisamos alinhar alguns conceitos físico-acústicos.
Principalmente o grande dilema: qual a diferença entre Eco e Reverberação?
Tanto Eco como Reverberação são dois fenômenos físico-acústicos que envolvem a reflexão do som em superfícies. Ou seja, o som bate e volta.
Por exemplo, se você emite um som que viaja pelo ar até encontrar uma parede e parte desse som volta até seus ouvidos. Isso é um Eco ou uma Reverberação?
Respota: Depende da distância que a parede está de você!
![](https://emenery.com/wp-content/uploads/2021/10/Illustration-of-reverb-1024x576.png)
Se ela está a pelo menos 10m de você, possivelmente formou-se um eco, agora se ela está a menos de 10m, é uma (na verdade várias) reverberação apenas.
Em resumo, a menos que você resida num castelo, num galpão ou numa super mansão; o que o teu ambiente adicionou ao audio são as reverberações do som que você emitiu.
A maioria das pessoas prefere utilizar o termo em inglês “Reverb” para se referir ao efeito de Reverberação, pois assim está nominado nos plugins e nos equipamentos de audio que efetuam tal transformação, mas esses plugins e equipamentos adicionam Reverberação.
O que queremos é justamente o contrário. Então, na maioria das vezes, chama-se tal ação de DeReverb.
E já existem alguns plugins no mercado que te possibilitam tal ação de remover o Reverb de um audio.
Mas será que já chegamos num ponto da tecnologia onde é possível remover totalmente o reverb de qualquer gravação de som sem que haja danos ao audio que queremos destacar?
E mais uma vez eu respondo: Depende!
Aqui neste caso depende de várias coisas:
- O Próprio Ambiente, como o som se ambienta ali é o que forma (ou não) a reverberação percebida;
- A Natureza da Fonte Emissora do Som, se é um intrumento ou se é voz;
- O Microfone, porque tem microfone que capta mais e tem microfone que capta menos reverb;
- A Intensidade Sonora, porque quanto mais forte o som, mais reverberação surge.
Então vamos analisar essas quatro dependências para descobrir se a sua gravação tem ainda salvação ou não.
Começando pelo ambiente, pois é a ambiência que se faz presente em seu audio.
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A menos que você esteja numa câmara anecoica (aquelas utillizadas para testes de equipamentos e que praticamente anulam toda a reverberação do ambiente), sempre existirá uma reverberação do ambiente por menor que ela seja, mesmo em ambientes com tratamento acústico.
Mas vamos analisar o pior caso, o pior ambiente para se gravar som (em termos de Reverb): O Banheiro!
![](https://emenery.com/wp-content/uploads/2021/10/Untitled-1024x576.jpg)
Neste caso já te adianto: não é possível remover com qualidade o reverb do banheiro ou de lugares que tenham uma reverberação igualmente intensas.
Porque isso acontece?
Bom, o que caracteriza a reverberação do banheiro é que ele é um espaço pequeno, com parades e chão revestidos com cerâmica, ou seja, superfícies perfeitamente paralelas, muito rígidas, que são extremanente lisas e que por isso tudo acarretam em muita reflexão das ondas sonoras para todas as direções.
E isso faz com que as ondas sonoras demorem a se dissipar.
É como se fosse um ping-pong frenético com o som da sua voz que dura alguns mili-segundos e que está o tempo todo sendo somando ao seu audio direto.
E como a quantidade de reverberação é tanta, o algoritmo de DeReverb que tenta remover o reverb não consegue diferenciar muito bem o que é o audio direto e o que é a reverberação.
Para previnir ou diminuir o Reverb de um ambiente, é preciso algum tratamento acústico.
E perceba que “tratamento acústico” é diferente de “isolamento acústico”.
No isolamento acústico você quer evitar que o som da rua entre na sua casa. Ou que o som da sua casa saia pra rua.
Já no tratamento acústico, você quer que não haja muita reverberação no seu ambiente.
Mas se o seu ambiente de gravação tem muita reverberação e você quer poupar dinheiro, uma super dica é você utilizar um Filtro Acústico de Reflexão, como esse da Marantz, que cria uma mini ambiência que reduz drasticamente a reverberação do local da sua gravação.
![](https://emenery.com/wp-content/uploads/2021/10/SoundSheild_Ortho-Mic_Web-1024x640.jpg)
Esse aí é considerado um dos melhores atualmente e ele tem duas grandes vantagens sobre seus similares:
- A fixação dupla ao pedestal do microfone. Isso evita que ele fique torto, coisa q acontece com outras marcas!
- Você consegue dobrar ele para que seja fácil também de guardar.
Agora o ponto nº 2 que devemos analisar para saber se o nosso audio tem salvação ou não com plugins DeReverb é se a gravação é de um instrumento ou de uma voz.
Se estamos lidando com o vocal principal de uma música ou com vozes de um diálogo, a reverberação não pode ser muito intensa porque a voz carrega informações além do som em si.
Existe ali uma codificação de palavras que precisam ser compreendidas bem o suficiente para que o ouvinte ou espectador consiga interpretar sem erro essa mensagem.
Nesse caso, todo o cuidado para evitar a reverberação em execesso se faz muito necessária.
Contudo, se estamos gravando vozes de backing vocals, chorus e instrumentos em geral, não precisamos nos preocupar tanto com o reverb do ambiente.
Porque o reverb pode até ser interessante para esses tipo de som onde não há uma informação codificada.
Assim é possível criar sons naturalmente distintos com a utilização criativa do reverb do ambiente.
Por exemplo, existem produtores musicais que gostam de captar o som de uma guitarra somado à reverberação natural de um banheiro, ao captarem o som com microfones e amplificadores.
Assim eles não precisam adicionar um equipamento a mais ou um efeito de reverb na hora de editar.
E nesses casos onde se utiliza o reverb natural, os plugins de DeReverb também são bastante interessantes.
Porque eles permitem que você controle a quantidade de reverb natural que você quer ter ali na sua gravação, seja reduzindo ou seja intensificando o reverb, porque o plugin te permite as duas coisas!
Ponto nº 3, o mais importante talvez a se pensar em termos de reverb é o microfone que escolhemos.
Por exemplo, se eu utilizasse aqui no meu ambiente de gravação um microfone Neumann U87 Ai, o que iria acontecer, sabendo que praticamente não há tratamento acústico algum aqui?
![](https://emenery.com/wp-content/uploads/2021/10/Neumann_U87_is_Worlds_Most_Famous_Mic.jpg)
Primeiro que ele iria captar toda a reverberação deste ambiente aqui, que não é pouca coisa.
E dificilmente eu conseguiria retirar todo o reverb com o plugin de DeReverb, porque esse microfone é tão sensível que iria misturar muito bem a reverberação do ambiente com a minha fala direta.
E por ser tão sensível também captaria com clareza o barulho dos carros passando na rua, os som das gaivotas aqui no telhado, enfim… não seria o melhor dos invetimentos.
Óbvio, poderia ficar interessante se eu adicionasse ao Neumann U87 Ai, o Filtro Acústico da Marantz chamado Pro Sound Shield, que reduziria bastante a reverberação do ambiente aqui.
E eu ainda adicionaria a espuma WS87 da Neumann para reduzir a sensibilidade do microfone e desse jeito ele não iria captar tanto os ruídos externos. Seria um setup muito interessante! Vou deixar links para esses itens ao final do Post caso tenha interesse.
![](https://emenery.com/wp-content/uploads/2021/10/WS87a-1024x577.jpg)
Só que no meu caso aqui, eu utilizo o microfone Shure MV7, que é um microfone com sensor de bobina dinâmica.
Esse tipo de sensor precisa que o som chegue de maneira intensa nele, senão ele não vai captar.
Ao contrário do que acontece nos microfones com sensor tipo Condensador, como é no caso do Neumann U87, esse tipo de microfone consegue captar sons extremamente fracos com muita precisão, o que é ruim se você não tem tratamento e/ou isolamento acústicos adequados.
E além do sensor do Shure MV7 ser menos sensível, eu ainda adicionei a espuma A7WS da Shure para reduzir ainda mais a sensibilidade.
E isso garante menos reverb e menos ruído externo sendo captados. É por isso que eu não preciso me preocupar tanto com tratamento acústico aqui.
Inclusive eu preciso ficar bem próximo do microfone senão o som já começa a ficar ruim, com reverb mais perceptível. Clica aqui para saber mais sobre o Shure MV7.
Eu sempre utilizo esse microfone para gravar o audio aqui dos videos e também utilizo ele para fazer gravações profissionais, já que alguns estúdios entram em contato diretamente comigo solicitando dublagens ou voice-overs.
Só que assim, quando a gravação é para um voice-over que eu sei que vai ter música de background, eu nem tento remover o reverb da gravação utilizando um plugin de DeReverb.
Porque essa pouca quantidade de Reverb que fica no audio vai ficar sobreposta pela música de background.
Agora quando é para uma dublagem, eu preciso remover o Reverb com o plugin de DeReverb.
Porque o som de uma dublagem precisa ser o mais “seco” possível. Já que dependendo do ambiente onde o personagem se encontra, vai ser necessário adicionar um efeito específico de reverb pra simular o som de por exemplo: dentro de uma igreja, de dentro de uma caverna, de dentro carro, enfim, não pode haver duas reverberações diferentes senão fica esquisitáço!
Outro tipo de microfone que também minimiza a captação de reverberação no ambiente são os do tipo Shotgun, que possuem um sensor condensador pequeno, e adicionam uma mecânica que neutraliza ou minimiza o som que não é o som direto.
O mais aclamado desses microfone é o Sennheiser MKH 416, que hoje em dia é utilizado por muitos estúdios de dublagem no mundo inteiro e também por muitos artistas da voz independentes. Eu também vou deixar o link no final desta postagem.
![](https://emenery.com/wp-content/uploads/2021/10/mkh416.jpg)
E o ponto nº 4 para saber se é possível utilizar um plugin de DeReverb para remover o reverb de uma gravação, é com relação à intensidade sonora da fonte que está emitindo o som.
Porque no caso da voz, se você gritar, obviamente você vai aumentar o reverb em relação a quantidade de reverberação que existe quando você está falando normalmente.
Então tenha isso em mente caso o local da sua gravação crie uma reverberação que já é perceptivelmente elevada.
Agora que você compreende exatamente o que gera a reverberação no seu audio, podemos falar sobre o Plugin de Audio DeVerberate 3 da Acon Digital.
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A Acon conseguiu implementar um algoritmo com inteligência artificial muito bom para remoção de Reverb e com parâmetros fáceis de entender, tal como segue:
Se for voz, selecionamos quão sensível queremos essa detecção do reverb, que geralmente eu deixo entre 40 e 60 porcento.
Caso seja outro tipo de som, ou se você quer mais controle para remover o reverb temos aqui a possibilidade de sintonizar um reverb espefícico e uma diminuição específica dessa reverberação.
![](https://emenery.com/wp-content/uploads/2021/10/Screen-Shot-2021-10-13-at-00.04.15-1024x610.png)
Mais abaixo temos a opção de fazer com que o plugin detecte as reflexões que acontecem mais próximas ao microfone, para isso basta uma amostra do audio.
Mas eu particularmente não utilizo essa opção porque eu fico o tempo todo mudando a intensidade da minha fala, então para que essa opção funcionasse bem, eu teria que capturar uma amostra para cada um desses momentos em que eu altero o tom da minha voz, e isso daria muito trabalho, então eu deixo desligado.
“Spectral smoothing” ou “suavização espectral”, isso faz referência aos artefatos digitais que surgem em decorrência da remoção do reverb.
Você pode minimizá-los com este parâmetro. Mas eu não recomendo valores maiores que 20 porcento para que o som não perca muita definição.
O Dry Level faz referência ao som direto, aquele que você quer de fato. Dependendo do volume da gravação você consegue aumentar o Dry Level sem distorcer.
Reverb Level. Este parâmetro serve para você remover ainda mais o reverb ou se você quer intensificar ele, se for o caso de Reverb criativo.
Botão de Diferença, é justamente para você ouvir o som com o reverb removido ou apenas o som do reverb.
E por último o botão de Emphasis que habilita quatro bandas de controle de frequência para que seja possível intensificar ou minizar a remoção do reverb para faixas de frequência específicas.
Quando eu utilizo esse plugin de DeReverb?
A primeira situação é quando eu tomo todos os cuidados possíveis para obter a melhor gravação possível sem que a reverberação do ambiente seja tão perceptível, mas mesmo assim existe a necessidade de remover quase toda a reverberação do ambiente.
Mas isso eu só faço mesmo quando é um audio que eu sei que será usado numa dublagem.
A segunda situação talvez seja a forma com que eu mais utilizo esse plugin, que é quando eu vou gravar um video e eu não tomo o cuidado de posicionar o microfone corretamente, geralmente deixando ele um pouco distante da minha boca, e isso faz com que a reverberação do ambiente fique bastante amplificada.
Nesses casos para salvar uma gravação eu apelo para a remoção de Reverb e chego a resultados bons o suficientes. Não perfeitos, mas bons o suficientes e melhores caso eu não removesse o reverb.
Links para a loja Thomann que fica na Alemanha, mas envia para o Brasil com frete rápido:
Microfone Sennheiser MKH 416 P48
Filtro de Reflexão Marantz Pro Sound Shield
Microfone Neumann U87 AI Bundle
CALCULADORA DE IMPOSTOS (selecione Courier como Tipo de Envio)
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