Plugin Compressor de Audio

Se existe um tipo de plugin de audio que é obrigatório em toda gravação, seja pra música, podcast, dublagem, voice-over ou mesmo audio para video, esse plugin é o plugin compressor!

Principalmente porque a maioria dos dispositivos onde ouvimos audio não tem a capacidade de executar com a mesma fidelidade um som muito forte e um som muito fraco.

Então todo audio precisa de pelo menos uma pitadinha de compressão. Mas será que você está utilizando o plugin certo pra você?

Ou ainda, se você não usa nenhum, qual será o melhor Compressor pra começar?

Já vou logo dar pra você a dica de um plugin antes de mais nada:

smart:comp | The spectro-dynamic compressor by sonible
Plugin Compressor smart:comp da empresa Sonible

Esse é o SmartComp da Sonible. Com esse plugin realmente você não precisa entender muita coisa sobre técnicas de Compressão não.

Você simplesmente seleciona o preset com o tipo do audio que você quer comprimir, depois clica na bolinha azul para ele analizar o seu audio e então ele vai configurar automaticamente os parâmetros pra você.

Eu já usei esse plugin por um bom tempo e funciona muito bem. Óbvio que se você entender um pouquinho mais sobre técnicas de compressão, ajuda ainda mais, porque ele te permite ajustar basicamente todos os parâmetros de um compressor de audio.

Agora, voltando…

Compressores, para que serve um compressor?

Bom, a primeira utilidade seria diminuir um pouco os picos do nosso audio, para o som não estoure.

Agora, uma outra possibilidade que o compressor nos dá é deixar o som do nosso audio todo num volume médio, maior.

“Maior”?! Mas a palavra “compressor” não quer dizer que ele comprime, deixando o volume menor?

Sim, e é aí que muita gente se confunde quando falamos sobre compressor. Porque quase todos os compressores tem sempre um Ganho de Volume no estágio final, as vezes chamado de Make-up Gain.

Então imagine que você comprimiu, apertou, diminui seu audio para um nível médio de volume, deixando seu audio mais homogêneo, mais constante e em seguida aplicou esse Ganho de Volume.

Pronto, o que você fez foi trazer os sons mais fracos do seu audio para mais próximo dos sons mais fortes. E isso é sempre algo interessante a ser feito, pricipalmente pra voz.

Mas às vezes, quando o som é muito muito baixo, é melhor usar um expander ao invés de um compressor para que não haja distorção.

E falando em distorção, isso é algo que os compressores também nos possibilitam. Porque imagine que quando você achata, comprime muito um sinal de audio, ele pode muda por completo.

Por exemplo, um bater de palmas, se for muito comprimido vai ficando cada vez menos intenso e menos definido, e meio “abafado” também. E dependendo como e quanto você comprimir, esse som pode ficar irreconhecível, o que é bem interessante pra… por exemplo, distorcer som de instrumentos musicais, guitarras principalmente.

E por último e não menos importante, o compressor também nos possibilita intensificar esses primeiros instantes onde o som se eleva para um patamar mais alto. O chamado “transiente”.

O que o compressor faz na verdade é esperar um tempinho (Tempo de Ataque) para começar a compressão do sinal de audio de fato. Isso é interessante principalmente para ser utilizado em trilhas com Bateria. O instrumento Bateria, Drums.

Porque o som interessante da Bateria é justamente a batida forte, o som mais murcho que vem depois com o impacto é menos interessante. Apesar que às vezes um Expander também é mais indicado nesses casos da Bateria.

Ok, agora que você já sabe como o Compressor pode lhe ser útil, vamos entender os controles básicos e clássicos do Compressor. Eu vou utilizar esse webiste para nos auxiliar graficamente o https://codepen.io/animalsnacks/full/VRweeb

Website para simular visualmente uma Compressão.

E como você pode ver, são cinco parâmetros que temos aqui. Dependendo do seu compressor, pode ser que haja menos parâmetros, eu não recomendo esses que tem menos do que cinco parâmetros porque geralmente quem desenvolveu eles estava já pensando num uso específico e não num uso genérico.

Mas há grandes chances do seu compressor ter mais do que cinco parâmetros, o SmartComp que eu citei acima tem muitos parâmetros, mas ele configura tudo pra você, então para esses parâmetros extras, recomendo usar o valor default mesmo e não mexer. A menos que você saiba o que está fazendo, claro.

Voltando ao gráfico, o parâmetro principal é sempre o Thresold, ou o limiar, é o valor instantâneo que o compressor espera que o seu sinal atinja para que então ele comprima seu audio de fato. Olha essa forma de onda.

Simulando uma situação real com este gráfico.

Imagine uma gravação de voz onde alguém inicia com um grito, depois ela começa a falar normal, vai se empolgando pouco a pouco, depois perde a empolgação pouco a pouco e depois vem mais um grito de menor intensidade para chamar a sua atenção sobre algo que será mostrado, mas nesse momento a pessoa diminui o volume do mirfone ou se afasta dele a ponto da voz ficar muito baixa.

Percebeu que é um audio bem comum de acontecer na vida real. Então vamos lá, onde deixar a nossa linha de Thershold?

Espera. Precisamos antes pensar: “como a gente quer transformar o audio dessa forma de onda”?

Bom, a gente quer deixar os gritos menos intensos pra não assustar ninguém e queremos deixar a fala menos empolgada num volume maior.

Ok, agora que a gente sabe o que quer com o compressor, vamos definir o valor do Threshold. Se fosse apenas os gritos e a fala normal, o melhor lugar para o Threshold seria bem próximo a fala normal mais fraca.

Mas como temos uma parte do audio com um sinal bem fraco, quando o volume do microfone foi diminuído, ali se tornou um problema muito maior que o grito.

Então temos que trazer a fala normal e o grito para perto deste sinal muito fraco. Aí tudo que estiver abaixo se mantém, e tudo acima do Threshold será comprido.

Posição do Threshold para corrigir o problema da Voz Baixa.

Será comprimido quantas vezes?

É justamente isso que o nosso segundo parâmetro nos diz, o Ratio, ou a razão de compressão. E que vai se aplicar apenas ao sinal que está acima do Thershold.

Olha só, eu coloquei o menor Ratio possível, 1.5…

Sinal de Saída (em Azul) com Ratio igual a 1.5.

E agora conseguimos ver três forma de onda. Em verde temos nosso sinal original, que é o sinal de entrada, em azul o sinal que passaou pelo compressor, ou seja, o sinal de saída.

E em vermelho temos a diferença, o quanto a compressão atuou em cada parte. Vou aumentar o ratio só para você perceber como nosso sinal pode variar com Ratios maiores.

Com Ratio igual a 3 já se percebe uma distorção considerável no sinal.

Perceba que quanto maior o Ratio, mais distorcemos o nosso sinal. Por isso quando vamos comprimir um audio que só tem voz, o valor máximo de ratio para não perder definição, seria 3. Eu, particularmente, não utilizo mais que 2.5 de ratio para voz.

Você até pode utilizar ratio maiores do que 3 para voz no caso de ser um vocal de música, mas aí seria uma compressão criativa para obter uma certa distorção na voz. Mas isso não é algo interessante num diálogo onde o que queremos mesmo é um som bem definido e que todos possam facilmente compreender.

E perceba que se você configurar o ratio para valores superior as 20, o compressor começa a atuar como um limiter, um limitador do audio para aquele valor de Threshold…

Ratios maiores que 20 fazem com que o Compressor atue como um Limiter para o Threshold definido.

Pois qualquer sinal acima dele acaba sendo esmagado.

Então deixa eu retornar para o valor de 2.5 que é meu preferido para voz. Veja que o grito já está bem próximo do sinal mais fraco, mas ainda continua sendo um gritinho.

Com Ratio igual a 2.5 temos a compressão suficiente para melhorar o sinal e distorcer pouco.

Antes de falar sobre Attack e Release, eu vou falar sobre o Makeup Gain, ou o ganho de maquiagem ou ganho de saída.

A ideia aqui é justamente compensar a compressão aumentando o volume todo do sinal. Veja só, eu vou ajustar o volume para que ele quase alcance o volume do maior grito ou exceda por pouco.

Sinal com Ratio 2.5 e Ganho de Makeup 18.

O grito maior já não está tão distante da fala normal. E a fala normal ficou mais linear, agora quase não se percebe essa animação e desanimação na fala normal, parece mesmo que é um fala com a mesma energia.

E o segundo grito quase nem parece um grito, parece que é só uma fala mais animada mesmo, como deveria ser.

E o som que vai diminuindo de volume agora tem uma queda linear e não uma queda abrupta do sinal, o que é bem melhor, porque assim o espectador vai acostumando os ouvidos de forma mais confortável.

Já o sinal que era muito muito baixo e que era o nosso maior problema, não foi comprimido e só aumentou de volume e acabou por ficar o som mais bem definido do nosso sinal. Agora já não está tão menor assim em relação à fala normal. Muito bom!

E o Attack e Release?

Então, se você só precisa fazer compressão em voz para diálogos, o valor é esse mesmo, zero para ambos. Valores de Attack em torno de 10ms e Release em torno de 100ms são referências para compressão de vocal em músicas.

Dito tudo isso eu ainda preciso te recomendar dois plugins compressores…

O primeiro deles é o Compressor que eu utilizo, que é o Dynamics que só é vendido num conjunto com outros plugins chamado Mastering Suite da Acon Digital.

Mastering Suite - Acon Digital
Plugin Compressor: Dynamics da Acon Digital

Ele se chama Dynamics porque ele não é apenas um Compressor, ele é Expander e Noise Gate também.

A única coisa que eu acho que ele fica devendo é no quesito interface, que é meio feia e é difícil de entender no começo.

Só que o Plugin Compressor que eu mais te recomendo é o Pro C2 da Fabfilter!

FabFilter Pro-C 2 - Compressor Plug-In
O Melhor Plugin Compressor: Pro C2 da Fabfilter.

E porque eu recomendo mais este?

Porque a Fabfilter é a empresa líder nessa área de Plugins. Eles conseguem desenvolver os melhores algoritmos, com a interface mais bonita e realmente fácil de utilizar e mesmo assim consumindo muito pouco recurso do seu computador.

Além de lançarem atualizações o tempo todo para que os plugins sempre sejam compatíveis com qualquer sistema operacional recente.

E esse plugin tem a função de Oversampling de 4 vezes (assim como Dynamics também tem, mas o SmartComp ainda não possui) que é uma função feita para evitar que você perca definição do seu audio mesmo em compressões com Ratio elevado.

Ou seja, o seu audio comprimido não corre o risco de ficar com um som todo amassado, sem definição alguma.

Ele te possibilita alterar muitos parâmetros, conta com presets e algumas funcionalidades automáticas, além de modificar um pouco a interface algumas configurações, o que facilita ainda mais a operação dele.

Abaixo deixo o link direto para a loja alemã Thomann onde você pode comprar qualquer um desses plugins:

SONIBLE SMART:COMP

ACON DYNAMICS

FABFILTER PRO C2

top